2009/11/04

15 - Hierarquias ilógicas - NÃO


Quem nunca se deparou com um chefe incompetente? Provavelmente, quem é chefe. Fora isso, todo o resto da humanidade já se viu sob o comando de alguém que não tinha nem habilidade e nem mérito para comandar. Pode ser seu chefe no trabalho, seu irmão mais velho, um professor deslocado, ou somente alguém que chegou primeiro no local e se acha no direito de dar ordens que, visivelmente, não levarão a lugar nenhum. Gostaria que daqui a cem anos ninguém tivesse que passar por isso.
Isso significa que temos que reorganizar toda nossa estrutura social, não é só uma questão do mundo do trabalho, ou da produção material. Mas não acho algo impossível para daqui a cem anos. De fato, não sei se estruturas anarquistas ou comunitárias funcionam (preciso conhecer melhor o assunto). Mas acredito que um sistema de mérito, isso é, merecimento por uma capacidade reconhecida dentro de uma comunidade, seria o melhor caminho para definirmos quem comanda (e não quem manda) em qualquer situação. Hoje é um samba do criolo doido e quem manda é quem está no lugar certo e na hora certa, infelizmente, muitas vezes não é a PESSOA certa.
Espero que daqui a cem anos tenhamos estruturas sociais mais justas, menos ligadas a essa mentalidade insana de acumulação de propriedade privada que cria situações que realmente não tem nada a ver. (comecei falando bonito e esculhambei, hahahah)

Nenhum comentário:

Postar um comentário