2009/11/06

16 - Competições esportivas - SIM



Quando grandes times de futebol brasileiros começam a fazer cem anos, é hora de olhar para frente e dizer: quero que daqui a cem anos ainda existam competições esportivas. Não só de futebol. Vale tudo!, inclusive o vale tudo.


Poderia argumentar, como tantos devem estar fazendo agora que o Brasil será sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas, que esses eventos esportivos são muito lucrativos. Mas o caso aqui não é dinheiro. O grande lance do esporte são as relações humanas.

Fui descobrir o esporte já adulta. Quando criança, até jogava alguma coisa, mas confesso que a aula de educação física não era a minha favorita. Na hora em que os times eram escolhidos, eu nunca era das primeiras a ser chamadas, também não era a última.

Só depois de grande, quando procurei esportes em busca de boa forma, descobri como é interessante o ambiente esportivo. Você é o que você é. Você é o seu desempenho ali e nada mais. Ninguém te pergunta de onde você veio, qual seu trabalho, quanto você ganha ou sua religião. Claro que estou falando de um ambiente muito especial, em que as pessoas estão interessadas no esporte em si. Todos com um mesmo interesse, não importa quem seja ou como chegou ali. É muito bom não ser julgado.



Hoje tive a oportunidade de conhecer o time de basquete em cadeira de rodas Águias. Os caras jogam muito! E tem histórias incriveis. Conversei com Nilton (da foto de abertura) e Heriberto (de costas na foto acima). Os dois perderam os movimentos das pernas ainda adolescentes e com isso, perderam o gosto pela vida. Foi jogando basquete que eles voltaram a viver. E hoje são profissionais, vivem disso e estão na seleção representando o Brasil nos para-pan e nas para-olimpiadas. Parabéns pra eles! E para todos que se dedicam ao esporte. A vida é isso: sentido e felicidade.

E pra que mais e mais gente possa se dedicar ao esporte sem culpa, bora fazer mais e mais campeonatos. Se daqui a cem anos ainda vivermos no Capitalismo, então que hajam esses grandes campeonatos que fazem muuuuuuuuuuito dinheiro e vários outros que só dão sentido à vida das pessoas. Se já tivermos superado essa fase, que tenhamos muitos e muitos campeonatos esportivos e até eventos não-competitivos (será que estaremos tão evoluídos que teremos outros estímulos que não a competição e o dinheiro? Adoraria! rs).

Nenhum comentário:

Postar um comentário