2009/11/26

19 - Confiômetro - SIM


Inauguro aqui a categoria de desejo Julio Verne. Aquele desejo de algo que não existe, mas que um dia pode vir a existir caso um conjunto de circunstâncias e uma mente brilhante se encontrem no momento certo!

Então lá vai: quero que daqui a cem anos exista o Confiômetro. Não o site que existe hoje (se ele existir daqui a cem anos td bem). O Confiômetro de que estou falando é um aparelho, ou uma capacidade mental desenvolvida, que indica o quanto uma pessoa é confiável.

Baseado em cálculos complexos e no acompanhamento ininterrupto de todos os atos e falas da pessoa desde que nasce, o Confiômetro indica o nível de confiabilidade do indivíduo em determinadas situações.

Por exemplo: se na hora de se despedir um homem vira para uma mulher e diz: "eu te ligo", o confiômetro apita e mostra o nível vermelho de confiança. Pi, pi, pi! Não acredite! Mentira, mentira, mentira!

Se em outra situação ele diz: "isso nunca me aconteceu antes" e o confiômetro pode indicar verde, vermelho ou amarelo, de acordo com a credibilidade da infomação.

Esse aparelho é muito útil em qualquer tipo de negociação, não só nas amorosa. Pra fazer negócios, emprestar dinheiro, alugar apartamento, escolher em quem votar. ouvir conselhos, escolher amigos etc, etc, etc.

Além de índicar o índice de confiabilidade em situações específicas, o Confiômetro também tira uma média e calcula o índice total de confiabilidade da pessoa. Assim, logo que vc conhece alguém, já vai saber o que pode e o que não pode dizer para aquela pessoa.

Quero esclarecer que não acho que o problema do mundo seja a mentira em si. A mentira existe e é um artifício útil em muitas situações. O problema é que a gente acaba acreditando na mentira e aí, ferrou. Nossa sociedade mesma é construída sobre uma base de muitas mentiras que, a princípio, todos sabiam que era mentira e concordavam com isso porque o jogo era interessante. Com o tempo, esse acordo tácito morreu, mas as mentiras continuaram como se fossem verdade. Duraram o tempo que conseguiram aguentar. Algumas já caíram, outras estão caindo e outras vão permacer como verdade por muito tempo ainda.

A mentira pode existir, a gente é que não pode dar a ela valor de verdade.

Por isso, quero que daqui a cem anos exista o Confiômetro, para que as pessoas não confiáveis continuem mentindo sem que ninguém seja prejudicado por isso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário