2009/11/18

17 - Más companhias - Não


Explico, gostaria que daqui a cem anos tivéssemos algum tipo de organização social que nos permitisse manter a nossa volta pessoas com quem nos damos bem. Ótimo, isso hoje já é possível. Mas, da forma como a gente organiza a vida hoje, somos obrigados a conviver com pessoas que não nos fazem bem.

Convivência é tudo. E as pessoas que a gente mantém perto de nós (mesmo que virtualmente) são o que fazem isso tudo valer a pena. Grandes craques de futebol fazem gol pra mãe, pra esposa, pro pai... Doutores dedicam as teses aos pais ou cônjuges... Astros querem saber o que os amigos acharam da sua atuação e assim vai. E por que muita gente passa a maior parte do seu dia rodeado de pessoas com as quais não tem afinidade, não tem carinho, não tem afeição? Porque alguma coisa está errada. Porque, em algum momento da história disso que é chamado Ocidente, abrimos mão de tomar conta da nossa própria vida. Abrimos mão da nossa vida.

Abrir mão talvez não seja o melhor termo. Seria mais certo dizer que vendemos nossa vida, ou parte dela. Vendemos nosso tempo. Costumamos chamar isso de trabalho e achamos que vendemos nossa força de trabalho, nosso produtividade. Sim, mas a maioria vende mesmo é o tempo. Poucos são aqueles que de fato se comprometem a realizar trabalhos. Emprego formal na nossa sociedade quase sempre é venda de tempo.

E se você vendeu seu tempo, meu amigo, se ferrou. É quase como se tivesse vendido sua alma ao diabo. Você não é mais dono dela. Durante o tempo que você está "na firma" você pode ser submetido a tudo de maus chefes a maus companheiros de trabalho. Sendo só um empregado, você não tem o direito de escolher com que tipo de pessoa vai gastar a maior parte do seu dia.

Você tem uma turma de trabalho muito legal? Nos finais de semana é com eles que você quer estar? Os happy hours são animados? Parabéns! Você foi premiado!

Ah, você é o dono do negócio? Então escolha bem seus funcionários, pois eles serão mais do que aqueles que te trarão dinheiro, mas serão aqueles que estarão por perto sempre. E escolha bem seus clientes também. Porque de que adianta ser o dono se você vai se submeter às mesmas humilhações e situações estressantes e desgastantes porque o cliente "tá pagando"? Coragem, meu filho. Selecione seu público. A vida é muito mais que dinheiro.

Daqui a cem anos, as pessoas deveriam ter a consciência clara de que a vida não é só dinheiro. E deveríamos ter o direito de decidir com quem vamos passar o nosso tempo aqui no planeta. Já fazemos isso quando nos apaixonamos, montamos famílias. Por que não podemos fazer isso no restante do tempo. Garanto que a gente seria muito mais feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário