2009/09/09

1 - Amazônia - SIM

 
Inauguro esta lista de maneira suave, sem polêmicas. Eu e a torcida do Corinthians (do São Paulo, do Palmeiras, do Flamengo e até do Fluminense) queremos que daqui a cem anos a Amazônia ainda exista. 

Motivos há de sobra. Segundo cientistas, a floresta tem papel importante no equilíbrio do clima mundial. Sua biodiversidade tem valor instimável - para os capitalistas, um valor que pode se converter em dinheiro, e, para o restante das pessoas, um valor que pode se transformar em  novos remédios, alimentos e tantas outras coisas que ainda serão descobertas. Há também as reservas minerais. Mas há que se pensar se daqui a cem anos estaremos ainda cavando a terra a procura de minérios (será que até lá não vamos conseguir nos virar com aquilo que já estraímos ou com outros materiais?). Há as bacias dos rios Tocantins
e Amazonas que representam a maior reserva de água doce líquida do planeta. A Amazônia é a casa, a terra sagrada, de mais 150 tribos indígenas (só no Brasil). Lá também moram o boto, a Iara, a caapora, o curupira, o Saci, o muiraquitã e tantos outros seres misteriosos que dependem da mata, dos rios e da imaginação da gente.


Enquanto eu digo: "Amazônia daqui cem anos", tem gente dizento "Amazônia para sempre". E é muita gente mesmo, só o movimento capitaneado pelos atores Cristhiane Torloni e Vitor Fazano, reuniu mais de um milhão de assinaturas até 2008. E há muitos outros, muitas entidades, muita gente lutando para que o devastamento sesse. Até o Rei Roberto Carlos já cantou pela preservação da floresta. E nós também estamos nesse coro.

Meu motivo pessoal para querer ver a Amazônia preservada* (e recuperadas) é: a Amazônia é linda! Viajar de barco pelas águas do Rio Amazonas é uma experiência que todas as pessoas um pouquinho mais ligadas à natureza deveriam ter. Curtir os sabores e ouvir os ritmos daquela terra. Sem falar nas histórias e na sabedoria de qualquer pessoa de lá. Precisamos todos ser um pouco mais "amazônicos". Quero ver a Amazônia no mundo daqui a cem anos, pelos seus bichos, suas plantas, suas águas e, principalmente, por sua gente.



* Preservação pra mim não significa estagnação e nem isolamento. Teremos oportunidades de discutir isso mais para frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário