2009/09/19

7 - Malhação - NÃO



Escrevo este post quando deveria estar correndo. Essa garoa fria me desestimulou e hoje não fui fazer minha malhação. Há alguns meses estou correndo por intervalos, isto é, corro um pouco, ando outro pouco, corro mais um pouco e assim por diante. Estou seguindo um planejamento de um podcast, a podrunner, e no último set que corri, foram 25 minutos de corrida seguidos!!! É impressionante, quando comecei não aguentava nem um minuto de corrida. Eu tenho curtido essa minha "malhação" atual, mas isso não é suficiente para mudar minha opinião: não quero que a malhação exista, como existe hoje, daqui a cem anos.

A nossa civilização escolheu caminhos muito estranhos. E um deles nos levou a mais essa insensatez: uma multidão que come muito mais do que gasta. Toda a evolução nos levou, por um lado, a uma fartura de alimentos e, por outro, a um estilo de vida "confortável". Elvadores, carros, janelas automáticas, supermercados e tantas outras facilidades afastam qualquer esforço físico das nossas vidas. E comemos, comemos e comemos. Para que mesmo? Se não precisamos de energia, pois tudo está à mão.

As academias são a materialização desse contrassenso. Gente que gasta pra não se esforçar durante o dia todo e paga para fazer esforço em algumas horinhas do dia. Sorry, mas acho isso muito ridículo. (Sem falar do um sexto da população mundial que mal tem o que comer).

Bem, em Roma, como os Romanos. Não sou mais forte que ninguém e, embora não use carro, também como mais do que o necessário pra essa minha vidinha besta. Conclusão, malho. Estou correndo, como disse no início do post. E estou gostando.

Esta semana vi na TV , uma entrevista com a maratonista Pretinha, que já foi vice-campeã da São Silvestre. Ela contou que começou a correr porque não tinha dinheiro para pagar o ônibus para ir ao trabalho. Todo dia ela andava de Taboão da Serra até o Shopping Eldorado, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Acho que são mais de 15 quilômetros de distância. Um dia uma pessoa que sempre a via andando perguntou: por que você não corre? E ela começou a correr, corria um quarteirão, andava outro, corria outro. Até que hoje ela corre mais de 30 quilômetros todos os dias!!! A mulher é uma super-heroína. E tem mais de 50 anos... Um dia eu chego lá, até parece! rs



Considero as atividades físicas muito importantes para o equilíbrio entre corpo e mente. Yoga, Tai Chi, Lian Qong são exemplos de atividades físicas originárias de outras civilizações e que trazem consigo princípios profundos e muito mais interessante do que um descompasso entre o consumo de calorias e seu gasto ou a imposição de uma estética padronizada. Também gosto dos esportes em geral, de atletismo a futebol, passando por artes marciais. Os eventos esportivos são muito importantes para a integração mundial. E só torcer também é muito bom.

Se exercitar é ótimo, mas podíamos tentar integrar os exercícios às nossas atividades diárias ou praticar esportes menos vazios que a pura malhação pela malhação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário