2009/09/09

2 - Telemarketing - NÃÃÃÃÃO!



Definitivamente, não quero que existam serviços de telemarketing daqui a cem anos. Não sei nem se os telefones ainda existirão e torço para que os grandes conglomerados empresariais globais não existam mais, mas, mesmo se os dois persistirem, desejo muito que esse tipo de relação irritante e improdutiva não exista mais.

O telemarketing é um retrato da hipocrisia atual. As empresas adotam um sistema para manter os clientes (e suas reclamações) bem longe e chamam esse sistema de "serviço de atendimento ao consumidor". E os consumidores são atendidos por pessoas que não sabem do que estão falando, não têm responsabilidade e não podem fazer nada, pois são contratadas por empresas que nada têm a ver com a história.

Mas o setor emprega milhares de pessoas que não têm qualificações para outras funções, algum defensor do telemarketing vai alegar. Sim, mas que emprego é esse? Que condições de trabalho são essas? É tudo muito massacrante, desgastante. É o tipo de emprego que não desejo a ninguém. Ser humano e agir como máquina, ou melhor, como burro. Sem falar que não acho que o emprego, seja ele qual for, seja a mehor maneira de ocuparmos nossas vidas. Certamente, EMPREGO será uma das coisas que não quero ver daqui cem anos. Dessa forma, o fato de milhares de pessoas ganharem seu salariozinho trabalhando com telemarketing não me comove nem um pouco.

Daqui a cem anos, espero que as relações entre as pessoas sejam mais honestas. Que as todos sejam responsáveis pelos seus atos e suas palavras. Do jeito que a coisa está hoje, é muito fácil prometer mundos e fundos e depois sumir no mapa. O telemarketing é só a reprodução no mundo empresarial desse padrão de comportamento tão comum às pessoas de ma fé que nos cercam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário