2009/09/11

4 - Tutoriais - SIM


Adoro tutoriais e quero que eles existam daqui a cem anos!

A Internet é ótima, por vários motivos. Um deles são os tutoriais. Se você, como eu, é adepto da filosofia do "faça você mesmo" com certeza adora os tutoriais que estão na web. Dá pra fazer de tudo, desde consertar uma câmera de vídeo profissional a plantar maconha no armário (esse aliás foi o primeiro tutorial que eu vi na web, lá pelos idos da década de 90). E vem tudo explicadinho, nos mínimos detalhes. Há alguma dúvida? Alguém já perguntou num fórum e outro alguém já respondeu.

Mas há algo nos tutoriais que eu gosto mais do que esse lance de poder fazer qualquer coisa que eu quiser. O que me faz colocar os tutorias na lista de coisas que quero que existam daqui a cem anos é o "espírito" que existe por trás deles. Sempre que uso um tutorial penso: "como existe gente boa no mundo!". Pessoas que se dispõem a compartilhar seus conhecimentos a troco de compartilhar seus conhecimentos. Eu te ensino a fazer isso porque eu sei fazer, acho legal fazer e acho legal que você também faça. Maravilha! Não tem dinheiro envolvido, nem fama, nem sexo, nem drogas e nem rock'n roll. Bom, deve haver tutoriais de sexo e rock... Lembrei logo do Kama Sutra, quem sabe não foi um dos primeiro dos tutoriais de sexo da história da humanidade?

Hoje mesmo fiz uso de um tutorial e resolvi um problema elétrico no meu chuveiro. Ele não podia ficar muito tempo ligado, pois logo começava a cheirar queimado. Muito bem, entrei na rede e procurei por alguma coisa como "chuveiro cheiro queimado" e encontrei várias explicações. Uma delas foi muito convincente e vinha com um passo a passo para resolver o problema. Fui lá e fiz. Já tomei um bom banho para testar e está tudo nos trinques! Agradeço ao autor do passo a passo e o reproduzo aqui caso alguém esteja com o mesmo problema. :p

"Compre 02 conectores (diz para o vendedor que é pra conexão de chuveiro), o menor possível desde que os fios caibam nele. DESLIGUE A CHAVE GERAL ou a do CHUVEIRO, remova o que sobrou da fita isolante, desconecte, corte, limpe e faça uma nova ponta nos fios (cuidado pra não cortar muito curto), insira as pontas no conector depois de limpas. Aperte bem os parafusos e isole tudo com fita isolante. Ligue o disjuntor e verifique se tudo funciona normalmente antes de banhar-se!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário